Floresta sem cortes

Floresta sem cortes


Congresso: garanta os recursos para combater o desmatamento!


A destruição da natureza só avança e o governo brasileiro precisa garantir o orçamento necessário para combatê-la



Exijo que o Congresso aja pela proteção dos biomas brasileiros


* Ao assinar, concordo em receber informações da campanha e das organizações que a compõem conforme a Política de Privacidade.


O Brasil tem uma enorme riqueza natural, um bem de todos os brasileiros e que é fundamental para a nossa saúde, purificação do ar e regulação do clima do planeta

Mas todos esses serviços ambientais estão em risco. O desmatamento na Amazônia alcançou a maior taxa dos últimos 12 anos, o Pantanal registrou recordes de incêndios florestais e o Cerrado continua sendo queimado e desmatado.

Esses fatos são resultado direto da política de destruição adotada pelo governo Bolsonaro, que, de um lado, enfraquece os órgãos que fazem o monitoramento e controle do desmatamento (como o Ibama e o ICMBio), reduzindo e bloqueando orçamentos, e, de outro, favorece os interesses ocultos daqueles que querem a floresta no chão.

Desde que Bolsonaro assumiu o governo, os orçamentos das pastas ambientais têm caído de forma expressiva. Além disso, o governo federal paralisou os Fundos Clima e Amazônia de forma intencional, deixando cerca de R$ 3 bilhões em caixa parados.

Se o baixo valor proposto para 2021 for aprovado pelo Congresso Nacional, os recursos disponibilizados não serão suficientes para o combate ao desmatamento e ao fogo, para a gestão das áreas protegidas e a proteção do nosso patrimônio ambiental.

Com mais essa redução prevista, o ICMBio sequer cumprirá com sua principal ação de cuidar das Unidades de Conservação. Mas ao invés de garantir recursos e fortalecer um importante órgão como o ICMBio, o governo estuda paralelamente extingui-lo! Acabar com seu orçamento é o primeiro passo para matá-lo de fome.

Como cidadãos brasileiros, devemos exigir o compromisso dos parlamentares com a proteção de nosso patrimônio natural.

O Congresso deve ficar ao lado da sociedade e agir para frear a destruição liderada por Bolsonaro, aprovando um orçamento que garanta os recursos necessários para protegermos nossas florestas.

Saiba mais

O que é a PLOA?

Como o Congresso pode ajudar a proteger a Amazônia e outros biomas?

O que exatamente mudou no orçamento?

O que exatamente estamos pedindo?



Quem somos

© Todos os direitos reservados.   Política de Privacidade Assine já! Foto: © Marizilda Cruppe/Greenpeace